O Sindicato

O SINDIGOIÂNIA – Sindicato dos Trabalhadores do Município de Goiânia foi criado a partir da AFPMG – Associação dos Funcionários Públicos Municipais de Goiânia em 28 de agosto de 1964, sendo esta transformada em sindicato em 1º de setembro de 1989, com a aprovação de seu Estatuto em Assembleia Geral.

Registrado no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e filiado à Federação das Entidades Sindicais dos Servidores Públicos Municipais do Estado de Goiás (FESSPUMG), entidade sindical de segundo grau, à Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), entidade sindical de terceiro grau, e à Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST), o SINDIGOIÂNIA - Sindicato dos Trabalhadores do Município de Goiânia, hoje com sede própria nesta capital, situado à rua Dr. Olinto Manso Pereira nº 615, Setor Sul, é constituído para os fins de representação legal dos trabalhadores no serviço público municipal. Esta representação abrange os trabalhadores (funcionários e servidores públicos) na administração direta centralizada, nas autarquias, fundações e institutos controlados pelo Município de Goiânia. As Associações Setoriais ligadas ao Sindigoiânia até o presente momento são: ASMOB, ANS, ASSOSP, ASSAG, ASGMI, APROM, ASPEM, AFFIM, ASSMEG, ASPAM, ASCOMP.

São inúmeras as conquistas do SINDIGOIÂNIA, e dentre as mais recentes, destacam-se:
A data base para o mês de maio;
A reestruturação da Guarda Municipal;
O Plano de Carreiras, Cargos e Vencimentos dos servidores administrativos do quadro geral e da Educação;
O incentivo à qualificação profissional através de cursos de capacitação e de pós-graduação que visam o aumento da remuneração de cada servidor;
A retomada do Prêmio Funcionário Padrão;
A construção de cinco salas de aulas para os cursos de capacitação e pós-graduação na sede do Sindicato;
A reforma e ampliação do Centro Médico na sede da Entidade;
Consultoria jurídica;
A assistência social aos aposentados e pensionistas;
A disponibilidade de seguro de vida e auxílio funeral, por meio de convênio;
A organização e fundação de Associações Setoriais como, a dos Profissionais em Educação, a dos Motoristas, a dos servidores da Saúde da Prefeitura de Goiânia e dos Operacionais;
A reforma do clube no Parque Amazonas;
Aquisição da Pousada em Aruanã com 25 apartamentos e uma área de camping com toda infra-estrutura de um clube, dando opção ao associado dentro do complexo de lazer;
O tradicional acampamento no mês de julho, às margens do Rio Araguaia em Aruanã, para o lazer e descanso do servidor público municipal.