HISTÓRIA

História do Sindigoiânia

O SINDIGOIÂNIA – Sindicato dos Trabalhadores do Município de Goiânia foi criado a partir da AFPMG – Associação dos Funcionários Públicos Municipais de Goiânia em 28 de agosto de 1964, sendo esta transformada em sindicato em 1º de setembro de 1989, com a aprovação de seu Estatuto em Assembleia Geral.

Registrado no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e filiado à Federação das Entidades Sindicais dos Servidores Públicos Municipais do Estado de Goiás (FESSPUMG), entidade sindical de segundo grau, à Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), entidade sindical de terceiro grau, e à Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST), o SINDIGOIÂNIA – Sindicato dos Trabalhadores do Município de Goiânia, hoje com sede própria nesta capital, situado à rua Dr. Olinto Manso Pereira nº 615, Setor Sul, é constituído para os fins de representação legal dos trabalhadores no serviço público municipal.

Esta representação abrange os trabalhadores (funcionários e servidores públicos) na administração direta centralizada, nas autarquias, fundações e institutos controlados pelo Município de Goiânia. As Associações Setoriais ligadas ao Sindigoiânia até o presente momento são: ASMOB, ANS, ASSOSP, ASSAG, ASGMI, APROM, ASPEM, AFFIM, ASSMEG, ASPAM, ASCOMP.